Concurso Nacional
“IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO”
Edição 2020-2021
 
 
Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro - Escola Básica de Santa Catarina
 
 
 
 
 
Título:EDIFÍCIO DO BOM CIDADÃO
Memória descritiva:

A participação no concurso partiu da proposta apresentada pela professora bibliotecária e foi acolhida pela diretora de turma do 5.ºA e pela professora de Cidadania e Desenvolvimento, pelo interesse em refletir com os alunos o tema da corrupção, do suborno e/ou da fraude relacionando-o com as questões da ética e da cidadania.
Este trabalho foi realizado integralmente em E@D. Salienta-se o interesse e a disponibilidade do grupo de alunos e o apoio dos encarregados de educação para reunir com a diretora de turma e a professora bibliotecária fora do horário letivo. Só desta forma foi possível a sua concretização.
Uma vez que nos encontrávamos em regime E@D, em reunião com os alunos na plataforma Zoom discutiu-se a forma de apresentar o trabalho em cujo espaço da ação e a mensagem a transmitir se enquadrasse nos tempos que estamos a viver na atualidade. Da discussão surgiu a ideia de transformar o espaço da reunião num “edifício” cujas “janelas” seriam da casa de cada um e de criar um diálogo entre ´”vizinhos”, que representariam por um lado a personificação do bem (os valores) e por outro lado a personificação do mal (a corrupção, o suborno e/ou a fraude). Surgiu assim o “Edifício do Bom Cidadão”.

Ciclo / nível de ensino,
turma:
5.º A
Alunos:Número de alunos – 6
Anita Lourenço
Beatriz Fialho
David Duarte
Francisca Paulo
Francisca Roque
Marta Lupyak
Prof. responsável: Eudora Pereira (professora bibliotecária), Susana Silva (diretora de turma), Maria José Coelho (professora de Cidadania e Desenvolvimento)
 
 
 

Regressar à lista de concorrentes

 
 
  Regulamento da edição 2020-2021
  Edições anteriores do concurso