Concurso Nacional
“IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO”
Edição 2018-2019
 
 
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
3º e 4º
 
 
 
 
Título: A fuga dos corruptos
Sinopse:

Os trabalhos foram elaborados por alunos do 3º e 4º ano de escolaridade, de várias turmas e Escolas, sob a perspetiva das crianças sobre a corrupção, apelando aos valores da cidadania como forma de combate da mesma. Procurou-se, através de reflexão, promover a educação dos mais novos na luta contra a injustiça de modo a criar cidadãos mais conscientes.

Memória descritiva:

Para a criação dos trabalhos foram utilizadas técnicas de desenho, dobragens, corte e recorte de papel, colagens, pintura com lápis de cor e canetas de feltro sobre suporte em papel e/ou cartolina colorida em vários tamanhos.

Após a abordagem inicial feita pelos professores, os alunos fizeram pesquisa de imagens, que trouxeram para a Escola para servirem de reflexão e inspiração, os professores também apresentaram imagens, vídeos e apresentações de powerpoint que foram utilizados como motivação, sensibilização e inspiração. Além do já referido também utilizaram frases para reflexão através do debate entre pares.

A realização dos trabalhos decorreu durante as horas destinadas à disciplina de Cidadania, em situação de sala de aula com os Professores Titulares e também com a Professora de Filosofia, na Oferta de Escola de “Filosofia para Crianças”, e a Professora das Expressões e Apoio ao Estudo, que auxiliaram na sensibilização e desenvolvimento do projeto.

Estiveram envolvidos 165 alunos e 9 professores, para a realização de todo o processo foram utilizadas, aproximadamente, 35 horas.

Ciclo / nível de ensino,
turma :
3º e 4º ano
Prof. responsável: Carmen Jorge Martins Valadas
 

Regressar à lista de vencedores

 
 
  Regulamento da edição 2018-2019
  Edições anteriores do concurso