Objetivo
Sugerir a dualidade na formulação das questões do dia-a-dia que oscilam entre a abordagem correta e a abordagem com indício de corrupção.
Embora a corrupção seja geralmente considerada ao nível das questões financeiras, políticas, judiciais, desportivas, etc. pretendeu-se criar uma imagem que mostre como a corrupção pode estar presente no dia-a-dia do cidadão comum.
Estrutura
O trabalho é composto por uma estrutura rígida em policarbonato alveolar com dimensões aproximadas de 1,8m x 1,0m com formato humanoide com nuvem no topo superior, em substituição da cabeça da figura. A estrutura tem ligação à corrente elétrica e possui um fio que termina com uma ponta de prova que revelará som ou luz.
Esta estrutura inclui trabalho técnico de eletricidade e eletrónica, em conformidade com a natureza técnica dos cursos das turmas participantes e em consonância com o nível de aprendizagem em que se encontram, uma vez que se trata de turmas do primeiro ano destes cursos.
Funcionamento
Na nuvem estão dispostas várias frases assinaladas individualmente com um botão que quando é tocado pela ponta de prova existente no topo do fio, pode emitir som (abordagem incorreta) ou acender leds vermelhos localizados no coração da figura (abordagem correta), contornando o logotipo da escola (EPET).
Através do contacto da ponta de prova instalada no fio, com os botões de cada frase, é possível saber se estas correspondem a uma abordagem correta, ou a uma abordagem que indicie corrupção, por se procurar obter algo de forma ilícita. |