Para o desenvolvimento deste trabalho os alunos começaram por realizar pesquisas sobre o tema proposto. Dessas pesquisas resultou um longo processo de brainstorming que clarificou o conceito de Corrupção entre outros tipos de infrações. Foram realizadas atividades diversas: debates, visionamento de vídeos, análise de textos informativos e literários e reflexões conjuntas.
Ao longo de todo o processo verificou-se ser fácil reconhecer casos de corrupção nomeadamente em situações do quotidiano mas revelou-se difícil a identificação de situações específicas e objetivas para a sua prevenção.
Os alunos foram divididos em pequenos grupos de forma a facilitar a execução do trabalho. Cada grupo sugeriu uma forma de apresentação. Em conjunto surgiu a ideia da execução de um Rap. Estilo de música do agrado da maioria dos jovens aliado ao texto poético. Através de frases curtas e objetivas aliadas à entoação e a um ritmo marcante chegou-se ao produto final. Uma música simples, que fica rapidamente no ouvido, e que transmite uma mensagem compreensível, objetiva e enquadrada no tema proposto focando os principais valores de ética e cidadania.
Número de alunos envolvidos no concurso: 30
Número de professores envolvidos no concurso: 5
Número de outros elementos da comunidade escolar que tenham participado: 1
Número aproximado de horas de trabalho despendidas ao longo do processo: 55 horas |