A difusão sistemática de notícias sobre a corrupção inspirou alunos e professores a refletir, a escrever, a elaborar o guião, filmar e produzir um videoclipe que se propõe mostrar a oposição entre a realidade e os valores. Entre o que é e o que deveria ser: A corrupção latente e o combate eficaz através da consciencialização dos cidadãos.
Após um brainstorming com todos os envolvidos, alunos e professores, procedeu-se à distribuição de tarefas por quatro grupos de discentes. Os grupos deram início a um trabalho de investigação, sobretudo em notícias nacionais, e resolveram que um videoclipe seria o meio ideal para difundir a mensagem subjacente ao concurso em epígrafe. Decidiram, ainda, que deveria ser feita uma abordagem ao Ser e ao Dever, na procura de uma solução para o combate a este crime – A Corrupção – através da música como elemento pedagógico.
Estiveram envolvidos 25 alunos e 5 professores, que colaboraram sobretudo na supervisão e orientação das intenções dos discentes na forma de abordagem do tema.
Da conceção da letra e da música às filmagens, foram despendidas 40 horas, distribuídas por três semanas de trabalho coletivo.
A música foi composta com base nos acordes trabalhados nas aulas de Educação Musical e no Clube de Música.
Depois da composição musical, foi feita a gravação individual dos instrumentos pelos alunos da turma em programa de gravação digital pela seguinte sequência: bateria, baixo, piano, guitarra, vozes – memorização e interpretação da letra - e instrumentos de sopro (flauta transversal, saxofone alto e saxofone tenor). Por último, o professor de Educação Musical fez a mistura e masterização da música.
Foram analisadas imagens e discutidos provérbios alusivos ao tema, discutidas no grupo/ turma e nas várias disciplinas envolvidas. Entretanto, foi explorada a noção de metáfora visual. No final desenharam propostas em Educação Visual que servem, aqui e ali, de pano de fundo do videoclipe.
As disciplinas de Literacia e Cidadania, Português e Francês foram palco dos ensaios para o trabalho final. A acompanhar as gravações, estiveram, ainda, os respetivos docentes, sob a orientação do professor de Educação Musical.
“ Dizer Não à Corrupção” : tema, mote e vontade.
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