Concurso Nacional
“IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO”
Edição 2017-2018
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ITAP - Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra
2º ano de Técnico de Comunicação, Marketing,
Relações Públicas e Publicidade |
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Título: |
A CORRUPÇÃO fere a nossa nação |
Sinopse: |
Com este cartaz pretendemos demonstrar a Corrupção no País que sangra com o comportamento de muitos políticos.
As gotas da cor vermelha representa a mágoa do povo perante o descontentamento das ações dos representantes da nossa nação.
Temos o mapa de Portugal representado a preto para demonstrar o luto do povo português relativamente aos acontecimentos ligados à corrupção. |
Ciclo / nível de ensino,
turma
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2º ano de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade |
Autores: |
Micaela Pinto e Maria Almeida |
Prof. responsável: |
Margarida Figueiredo |
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Título: |
A Manipulação |
Sinopse: |
A mensagem que se pretende transmitir com este cartaz é apelar às pessoas para se não deixarem manipular pelas outras, pela ganância, mas e, sim, agir consoante os princípios éticos.
O boneco articulado foi escolhido para simbolizar como se pode manipular pessoas se elas não tiverem escrúpulos. |
Ciclo / nível de ensino,
turma
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2º ano de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade |
Autores: |
Catarina Matos e Francisca Escobar |
Prof. responsável: |
Margarida Figueiredo |
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Título: |
Corrupção Vs Integridade |
Sinopse: |
No nosso cartaz tivemos o propósito de representar um valor ético, que neste caso é a integridade e representamos também a corrupção que só acontece quando falha esse princípio ético.
Na mão vermelha está apresentada a atitude errada e na mão verde a atitude correta. Com esta mensagem quisemos mostrar que ir contra os nossos valores e aceitar a corrupção não está correto. O dinheiro foi colocado em fundo pois é ele que está sempre ligado à corrupção e é por ele que as pessoas se deixam corromper.
A nossa intenção foi passar a mensagem do certo e do errado usando as cores do semáforo. |
Ciclo / nível de ensino,
turma
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2º ano de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade |
Autores: |
Rute Acúrsio e Clarice Ramos |
Prof. responsável: |
Margarida Figueiredo |
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Título: |
Diz “NÃO” à CORRUPÇÃO |
Sinopse: |
Com este cartaz quisemos passar a imagem de estar a fazer-se um acordo de corrupção política, onde se encontram o corruptor e o corrompido.
Achámos interessante “cobrir” a mão do corruptor com notas, visto que este é quem propõe uma ação ilegal e porque o corrompido aceita facilmente o acordo em troca de dinheiro.
Em relação ao fundo, escolhemos cinzento porque normalmente, nos países corruptos, as pessoas são mais “cinzentas”. |
Ciclo / nível de ensino,
turma
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2º ano de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade |
Autores: |
Ângela Costa e Maria Josefina |
Prof. responsável: |
Margarida Figueiredo |
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Título: |
NÃO TE CALES! |
Sinopse: |
Nos últimos anos, corrupção tem vindo a ser um tema com muito impacto para os cidadãos em Portugal e, em forma de alerta, criámos um cartaz. Com este trabalho pretendemos continuar a dar ênfase ao assunto, de modo a não continuar com o silêncio na nossa sociedade.
A mulher é considerada um símbolo de tentação, e muitas vezes a corrupção também pode ser considerada da mesma maneira, foi essa a razão da nossa associação de imagens. A corrupção está aparentemente visível aos olhos da sociedade, mas, muitas vezes não é exposta, nem denunciada, não está só presente na política, na economia ou no governo, mas também no nosso dia-a-dia. |
Ciclo / nível de ensino,
turma
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2º ano de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade |
Autores: |
Márcia Pires e Rita Fontes |
Prof. responsável: |
Margarida Figueiredo |
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Título: |
Povo Passivo Corrupção Ativa |
Sinopse: |
Este é um cartaz que retrata uma mulher a ser roubada por outra, tal como muitos de nós somos, diariamente, sem saber. É o ato mais comum de que se houve falar. O setor financeiro surge associado à evasão fiscal e ao branqueamento de capitais.
Escolhi duas pessoas do mesmo sexo uma vez que as mulheres são vistas como um ser sedutor e sensual, no entanto a corrupção pode ocorrer a qualquer momento e por qualquer um.
A frase “povo passivo, corrupção ativa” foi comentada por um jornalista, apresentador, colunista e político americano.Usei o vermelho devido à sua vivacidade, por ser a cor do fogo, do sangue e do coração humano. Uma cor que está associada ao espírito revolucionário. |
Ciclo / nível de ensino,
turma
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2º ano de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade |
Autores: |
Ângela Vasconcelos |
Prof. responsável: |
Margarida Figueiredo |
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Título: |
Proibido Corromper |
Sinopse: |
Com este cartaz quisemos passar a mensagem de dizer não à corrupção, pois é um assunto muito presente nos dias de hoje. Dentro dos vários tipos de corrupção existentes escolhemos a corrupção política (neste caso englobamos a lavagem de dinheiro, o favorecimento de favores, a fraude e o peculato.)
Escolhemos o sinal de proibição pois o sinal chama atenção a uma atitude proibida ou perigosa com objetivo de evitar consequências ou problemas.
A cor vermelha simboliza alerta e/ou perigo. Já o azul escuro é utilizado para contrastar com o vermelho.
A mão agarrada ao dinheiro dá a ideia de que está a ser recebido dinheiro pelo “favorecimento de favores”. |
Ciclo / nível de ensino,
turma
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2º ano de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade |
Autores: |
Filipe Cerveira e Elias Augusto |
Prof. responsável: |
Margarida Figueiredo |
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Título: |
STOP Corruption |
Sinopse: |
Neste cartaz estão representados os pagamentos ilegais, fraude, branqueamento de capitais, pelos mais variados motivos, todas estas ações são ilegais por isso queremos JUSTIÇA.
Qualquer individuo que que se deixe arrastar pela corrupção, deve ter consciência das pesadas consequências que vai ter.
Este cartaz passa a mensagem em Inglês devido a este ser um problema Mundial cujos governantes pouco ou nada podem fazer perante estas situações. |
Ciclo / nível de ensino,
turma
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2º ano de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade |
Autores: |
Luís Cardoso e Maria Inês Pereira |
Prof. responsável: |
Margarida Figueiredo |
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Regressar à lista de concorrentes
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Regulamento da edição 2017-2018
Edições anteriores do concurso
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