Concurso Nacional
“IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO”
Edição 2017-2018
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Escola Secundária Viriato
12º ano |
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Título: |
I Catch You |
Sinopse: |
A minha inspiração para este cartaz da corrupção surgiu da ideia da classe mais alta e de um animal que é o polvo.
A personagem escolhida foi um homem de fato que retrata essa classe mais alta e os tentáculos do polvo pretendem transmitir a ideia da propagação da corrupção, da traição aos seus, e de aprisionamento.
Com a frase ”I Catch You” desejo que se reflita sobre quem pratica a corrupção e que este não olham a meios para atingir os seus fins.
A escolha do fundo e das letras vão ao encontro da clandestinidade do tema abordado.
- Nº de alunos envolvidos no concurso : 1 aluno ;
- Nº de professores envolvidos no concurso :1 professor ;
- Nº de outros elementos da comunidade escolar que tenham participado : 0
- Nº aproximado de horas de trabalho despendidas ao longo do processo : 6 horas
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Ciclo / nível de ensino,
turma
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12º ano |
Autor: |
Dylan Alexandre |
Prof. responsável: |
Joana Braguez |
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Título: |
A Casa da Corrupção |
Sinopse: |
Tendo este cartaz como tema a “Corrupção”, decidi focar-me mais no aspeto político.
O edifício é uma simplificação da Assembleia da República que está segura por raízes. Estas simbolizam a sociedade, visto que na base somos nós que elegemos e mantemos os políticos; e somos, também, muitas vezes manipulados pelas suas ideias.
A minha fonte de inspiração foi uma série - “La Casa de Papel” – que nos traz uma premissa diferente, toda ela focada no roubo da Casa da Moeda sendo isto comandado pelo cabecilha, Professor, e os seus cúmplices limitam-se apenas em cumprir as suas ordens estando presente a manipulação que depois passa destes assaltantes para os reféns, interligando isto com a nossa realidade que referi mais acima.
- nº de alunos envolvidos no concurso- 1
- nº de professores envolvidos no concurso- 1
- nº de outros elementos da comunidade escolar que tenham participado- 0
- nº aproximado de horas de trabalho despendidas ao longo do processo- 6 horas
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Ciclo / nível de ensino,
turma
: |
12º ano |
Autor: |
Gabriela Louro |
Prof. responsável: |
Joana Braguez |
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Título: |
Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar |
Sinopse: |
A inspiração para este cartaz, surgiu a partir do provérbio popular “Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar”. Para o representar, estilizei a figura de um pássaro num corpo de nota, e a mão a tentar agarrar o “pássaro”.
A estrutura e bastante simples, para uma rápida leitura do cartaz. A escolha do provérbio ,de acordo com a minha noção de corrupção, encaixou-se no contexto, pois mais vale não correr o risco de ficar com as mãos a abanar. Decidi utilizar as cores amarelo,verde e preto pois simbolizam o dinheiro.
- nº de alunos envolvidos no concurso- 1
- nº de professores envolvidos no concurso- 1
- nº de outros elementos da comunidade escolar que tenham participado- 1
- nº aproximado de horas de trabalho despendidas ao longo do processo-4 horas
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Ciclo / nível de ensino,
turma
: |
12º ano |
Autor: |
Inês Beatriz Chaves Francisco |
Prof. responsável: |
Joana Braguez |
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Título: |
Dia não à corrupção |
Sinopse: |
Neste cartaz tentei passar a ideia que nós podemos parar a corrupção, e para tal, em algumas situações basta apenas dizer não.
Usei para isso, um aperto de mão “corrupto”, em que um individuo passa dinheiro a um segundo homem.
Usei também um sinal de proibido com sentido metafórico para o valor de “STOP”, e para a negação e o dizer não perante situações destas, utilizando também o slogan “DIZ NÃO Á CORRUPÇÃO”, para reafirmar esta ideia, do travar estes atos, apenas dizendo um simples e banal “não”.
Utilizei os tons verdes, associando-os à cor das notas, e o tom vermelho chamativo alertar e atentar no símbolo do proibido.
- Nº de alunos envolvidos no concurso : 1 aluno ;
- Nº de professores envolvidos no concurso :1 professor ;
- Nº de outros elementos da comunidade escolar que tenham participado : 0
- Nº aproximado de horas de trabalho despendidas ao longo do processo : 4H 30M
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Ciclo / nível de ensino,
turma
: |
12º ano |
Autor: |
Jessica Esteves |
Prof. responsável: |
Joana Braguez |
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Título: |
O pão nosso de cada dia |
Sinopse: |
Na minha proposta decidi optar pela figura humana vestida formalmente, carregando uma mala rasgada carregada de dinheiro (tendo como significado o dinheiro escondido e integrado no ato do corrupto) e ainda uma sombra que transmite a ideia de corrupção através do nariz comprido inspirado na personagem Pinóquio.
Com a expressão " O pão nosso de cada dia" pretendo ironizar o
facto de estar em questão um tema político com uma expressão bíblica tendo como objetivo a transmissão da ideia de que este é um assunto atual e extremamente frequente, mas permitindo também o alcance de um publico variado.
- Nº de alunos envolvidos no concurso : 1 aluno ;
- Nº de professores envolvidos no concurso :1 professor ;
- Nº de outros elementos da comunidade escolar que tenham participado : 0
- Nº aproximado de horas de trabalho despendidas ao longo do processo : 6 horas
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Ciclo / nível de ensino,
turma
: |
12º ano |
Autor: |
Miguel Martins |
Prof. responsável: |
Joana Braguez |
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Título: |
Os + corruptos |
Sinopse: |
Este trabalho tinha como ideia inicial abordar quatro temas tais como a defesa, justiça, crime e policia. Mais tarde alterei essa ideia para quatro países, neste caso os mais corruptos. Depois de alguma pesquisa e de consultar várias tabelas e dados referentes à corrupção escolhi os seguintes países: Afeganistão, Coreia do Norte, Brasil e Somália. Estes podem não ser, de facto, os quatros mais, pois essa constatação varia de autor para autor, mas estão no topo de várias listas.
Para as cores escolhi uma da bandeira de cada um desses países, como um elemento visual, para facilitar o reconhecimento desse país.
- Nº de alunos envolvidos no concurso : 1 aluno ;
- Nº de professores envolvidos no concurso :1 professor ;
- Nº de outros elementos da comunidade escolar que tenham participado : 0
- Nº aproximado de horas de trabalho despendidas ao longo do processo : 6 horas
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Ciclo / nível de ensino,
turma
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12º ano |
Autor: |
Rui Pedro Rodrigues |
Prof. responsável: |
Joana Braguez |
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Título: |
Power doe$ NOT corrupt |
Sinopse: |
Para este trabalho com o tema corrupção decidi usar como inspiração a imagem de um malhete, o martelo dos juízes envolto em notas que caem do céu, o fundo a um preto que gradua para o branco, pequenas estrelas douradas que são associadas também ao dinheiro.
O texto "Power does NOT corrupt" ou "O poder não corrompe" pretende realçar a corrupção existente pela falta de disciplina e valores de muitos juízes e outros membros envolvidos em processos.
- Nº de alunos envolvidos no concurso : 1 aluno ;
- Nº de professores envolvidos no concurso :1 professor ;
- Nº de outros elementos da comunidade escolar que tenham participado : 0
- Nº aproximado de horas de trabalho despendidas ao longo do processo : 6 horas
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Ciclo / nível de ensino,
turma
: |
12º ano |
Autor: |
Victoria Santo |
Prof. responsável: |
Joana Braguez |
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Regulamento da edição 2017-2018
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