Concurso Nacional
“IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO”
Edição 2017-2018
 
 
Escola Secundária de Caldas das Taipas
12º ano
 
 
 
Título: 12P4 turma anti-corrupção
Sinopse:

Olá, eu sou a Inês, eu sou o Simão, eu sou o Sandro, eu sou a Mariana, eu sou a Salomé e eu sou a Juliana.

Olá, somos um qualquer estudante adolescente de uma qualquer escola portuguesa.

Corrupção?

Sobre este assunto temos ainda mais duvidas que certezas.
Mas descobrimos nos últimos tempos que:
A prevenção da corrupção faz-se com todos, todos os dias.

E acrescentamos que:

Foi dando a cara, fazendo perguntas olhos nos olhos e alimentando uma discussão coletiva e informada que sentimos ter contribuído para uma melhoria efetiva na prevenção da corrupção em nos e ao nosso redor.

Este cartaz testemunha e reflete a nossa campanha.

Números

  • nº de alunos envolvidos no concurso: 25
  • nº de professores envolvidos no concurso: 4
  • nº de outros elementos da comunidade escolar que tenha participado: 5
  • nº aproximado de horas de trabalho despendidas ao longo do processo: 30h (de 21 de janeiro a 29 de março)

Processo de trabalho

  1. Pesquisa individual e em grupo;
  2. Discussão em pequenos grupos e no grupo turma;
  3. Primeiros ensaios de ideias e cartazes;
  4. Decisão coletiva do caminho a seguir;
  5. Elaboração do logótipo de campanha “12P4 turma anti-corrupção”;
  6. Recolha de perguntas/respostas/opiniões (tema corrupção);
  7. Captura de imagens (sessões fotográficas);
  8. Edição de imagens;
  9. Elaboração e colocação dos primeiros cartazes;
  10. Colocação da caixa “anti-corrupção” na Biblioteca escolar;
  11. Vários momentos de divulgação da “campanha” (redes sociais, Jornal Trigal, etc.);
  12. Recolha de mais informação (resultados da campanha);
  13. Nova discussão sobre o tema tendo em conta os resultados da “campanha”;
  14. Criação do cartaz final e submissão ao concurso.

Parte do processo de trabalho foi documentado e pode ser visto em: https://www.facebook.com/MultimediaTaipas/

Ciclo / nível de ensino,
turma :
12º ano
Prof. responsável: Dalila Alves Durães
 
 

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