Olá, eu sou a Inês, eu sou o Simão, eu sou o Sandro, eu sou a Mariana, eu sou a Salomé e eu sou a Juliana.
Olá, somos um qualquer estudante adolescente de uma qualquer escola portuguesa.
Corrupção?
Sobre este assunto temos ainda mais duvidas que certezas.
Mas descobrimos nos últimos tempos que:
A prevenção da corrupção faz-se com todos, todos os dias.
E acrescentamos que:
Foi dando a cara, fazendo perguntas olhos nos olhos e alimentando uma discussão coletiva e informada que sentimos ter contribuído para uma melhoria efetiva na prevenção da corrupção em nos e ao nosso redor.
Este cartaz testemunha e reflete a nossa campanha.
Números
- nº de alunos envolvidos no concurso: 25
- nº de professores envolvidos no concurso: 4
- nº de outros elementos da comunidade escolar que tenha participado: 5
- nº aproximado de horas de trabalho despendidas ao longo do processo: 30h (de 21 de janeiro a 29 de março)
Processo de trabalho
- Pesquisa individual e em grupo;
- Discussão em pequenos grupos e no grupo turma;
- Primeiros ensaios de ideias e cartazes;
- Decisão coletiva do caminho a seguir;
- Elaboração do logótipo de campanha “12P4 turma anti-corrupção”;
- Recolha de perguntas/respostas/opiniões (tema corrupção);
- Captura de imagens (sessões fotográficas);
- Edição de imagens;
- Elaboração e colocação dos primeiros cartazes;
- Colocação da caixa “anti-corrupção” na Biblioteca escolar;
- Vários momentos de divulgação da “campanha” (redes sociais, Jornal Trigal, etc.);
- Recolha de mais informação (resultados da campanha);
- Nova discussão sobre o tema tendo em conta os resultados da “campanha”;
- Criação do cartaz final e submissão ao concurso.
Parte do processo de trabalho foi documentado e pode ser visto em: https://www.facebook.com/MultimediaTaipas/ |