A participação no concurso foi proposto pela coordenadora da Biblioteca Escolar à docente responsável pela disciplina de Comunicação Gráfica e Audiovisual, que incentivou e motivou os alunos do 12.º ano - Curso Profissional de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade para este concurso.
Os estudos/trabalhos foram inspirados no debate sobre o tema da atualidade “corrupção financeira” e “prevenção da corrupção”, procurando-se “promover a difusão dos valores da integridade, probidade, transparência e responsabilidade” em contexto de sala de aula, após visualização de um filme sobre o assunto. Foi também apresentada aos alunos a instituição: “Conselho de Prevenção de Corrupção”.
O conteúdo do trabalho final escolhido denuncia algumas formas de corrupção financeira, procura chamar a atenção para o “Stop” da corrupção e, o mais importante, revela que “unidos ou individualmente, podemos fazer algo contra a corrupção”.
Os estudos/trabalhos foram realizados a pares ao longo de 3 semanas (6h/semana=18h), em salas de informática, utilizando-se alguns programas como o PhotoScape e o GIMP, para tratamento de imagem. Iniciou-se com a pesquisa e debate sobre o tema, em seguida esboços/ideias e posteriormente os trabalhos finais, realizados a pares.
Os trabalhos foram apresentados, debatidos e reflectidos em contexto de turma e com a coordenadora da Biblioteca Escolar. Posteriormente, escolheu-se o trabalho final para o concurso, enviado em anexo.
- Nº de alunos envolvidos no concurso: 10
- Nº de professores envolvidos no concurso: 1
- Nº de outros elementos da comunidade escolar que tenham participado: Biblioteca Escolar
- Nº aproximado de horas de trabalho despendidas ao longo do processo: 18h
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