Concurso Nacional “IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO”
Edição 2017-2018
Escola Secundária Domingos Rebelo - São Miguel, Açores
7º ano, turma F - 2º turno da disciplina de Teatro
7º ano, turma K - 2º turno da disciplina de Teatro
Título:
Corrupção? Não!
Sinopse:
Os alunos investigaram o tema “Corrupção” na aula de Cidadania e produziram trabalhos escritos com as informações recolhidas. Depois deste trabalho prévio, os discentes discutiram o aprendido com a docente de Teatro e daí resultou a ideia de fazer um vídeo, denunciando situações de corrupção.
O vídeo apresenta quatro situações em que cidadãos comuns cometem atos ilícitos: um proprietário de um veículo que não quer pagar o IVA na fatura e o mecânico acede; um polícia que recebe dinheiro para não aplicar uma multa a um condutor embriagado; um árbitro que se deixa subornar para influenciar o resultado de um jogo; bancárias que desviam dinheiro em proveito próprio.
A segunda parte pretende mostrar que essas situações não são atos de cidadania, portanto, como o texto diz, não são próprios do cidadão, da nação, da união.
Objetivos:
criar um momento de reflexão orientada sobre conceitos e valores de ética espelhados nas práticas do quotidiano, especialmente nas questões ligadas à corrupção e infrações conexas;
propiciar aos discentes envolvidos reflexões sobre os princípios e valores ligados à cidadania;
sensibilizar os alunos para valores e atitudes que norteiem os seus comportamentos no quadro do exercício de uma cidadania responsável, que respeite valores de integridade, transparência e probidade;
promover o envolvimento dos alunos em mensagens que visem resolver situações de mau exercício de cidadania.
Ciclo / nível de ensino,
turma
:
7ºF - 2º turno da disciplina de Teatro
Autores:
Maria Fernanda Cabral, Maria João Cabral, Mariana Zeferino, Matilde Rodrigues Aguiar, Natacha Moniz Faria, Rafael Machado Viola, Sara Melo Caetano, Sílvia Ferreira Carvalho, Simão Rocha Gomes, Sofia Costa Coelho, Tiago Dinis Almeida, Vasco Rodrigues Albano
Prof. responsável:
Isaura Pereira, Gilberto Cardoso
Título:
Quem Quebra?
Sinopse:
Metodologia:
abordagem do tema com os alunos por meio de diálogo e explicações sobre o conceito da corrupção e de formas de luta;
pesquisas efetuadas nas aulas de Cidadania sobre o tema;
visualização de trabalhos produzidos sobre o tema;
desenvolvimento da mensagem, conteúdo e formato a usar no vídeo final;
elaboração de figurinos, recolha de roupa e adereços;
ensaio da situação a apresentar;
gravação vídeo;
criação do logótipo final;
montagem e edição.
Sinopse: a corrupção gera favores e obrigações na forma simbólica de uma corrente quase contínua, que abrange qualquer possível setor económico e laboral da sociedade, e é necessário que qualquer elemento dessa mesma sociedade seja capaz de tomar sobre si a responsabilidade de quebrar essa corrente.
Objetivos:
criar um momento de reflexão orientada sobre conceitos e valores de ética espelhados nas práticas do quotidiano, especialmente nas questões ligadas à corrupção e infrações conexas;
propiciar aos discentes envolvidos reflexões sobre os princípios e valores ligados à cidadania;
sensibilizar os alunos para valores e atitudes que norteiem os seus comportamentos no quadro do exercício de uma cidadania responsável, que respeite valores de integridade, transparência e probidade;
promover o envolvimento dos alunos em mensagens que visem resolver situações de mau exercício de cidadania.
Ciclo / nível de ensino,
turma
:
7ºK - 2º turno da disciplina de Teatro
Autores:
Miguel Medeiros Massa, Raúl De Sousa Anselmo, Rodrigo Carreiro Santos, Rodrigo Manuel Álvares Cabral Amaral ,Sebastião Sá Da Bandeira Teixeira Silva ,Sofia Vieira Velho Cabral, Tomás Branco Dias, Tomás Henrique Costas Simas Dos Ramos Pereira, Tomás Viveiros Nunes, Vasco Botelho De Almeida